quinta-feira, 8 de julho de 2010

[Atualizada] Marca Mundial Brasil 2014


Pessoal para fugir um pouco do polémico tema Marca Cabo Verde, eu apresento-vos um outro assunto que está a gerar discussões interessantes nos botecos (bares) aqui pelo Brasil entre os designers e publicitarios.
Foi apresentado oficialmente a Identidade Visual da Copa do Mundo 2010 que será realizada aqui na terra do Samba. O COL (Comitê Organizador Local) apresentou a marca que representa claramente o modelo da taça, formada por três mãos com as cores predominantes da bandeira do Brasil, a escrita Fifa World Cup em azul e Brasil em verde.
Fizeram parte do Juri que escolheu a marca o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, o secretário-executivo da Fifa, Jérôme Valcke, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho(!!), a cantora Ivete Sangalo(!!), a modelo Gisele Bündchen(!!) e o designer Hans Donner -, que escolheram entre opções sugeridas por várias agências.












Entre os designers brasileiros, o caso gerou decepção e polêmica, já que havia um acordo entre a ADG (Associação dos Designers Gráficos do Brasil) e a Fifa para que o processo de definição das marcas da Copa de 2014 fossem coordenadas pela entidade brasileira.

No dia 2 de junho, logo após o vazamento do logo, o renomado designer Alexandre Wollner, um dos precursores do design moderno brasileiro, criador de logotipos que se tornaram ícones da cultura visual do país, como os das empresas Itaú, Philco e Hering (ver entrevista no Portal 2014), resumiu em uma palavra seu espanto com o logo: "É lamentável".

Wollner fez a seguinte análise do logo: "Em cores, parece uma cara coberta pela mão num ato de vergonha; horrível. Não é uma marca, é uma ilustração de um artigo "a vergonha do brasil" (de ter perdido o campeonato)! Os 'notáveis' devem ter comparado com outros desenhos de baixo nível". E finaliza, surpreso: "Mas afinal, quem participou do concurso?! Teve concurso?". Wollner ainda manda um recado aos 'notáveis", para que imitem o ato de vergonha por terem escolhido este desenho.

Na minha modéstia opinião acho que essa logo poderia ser melhor mediante a diversidade e a grandeza que um pais como o Brasil representa. Estéticamente a logo não é desagradável, é bem resolvida em questões de equilibrio visual, peso negativo / positivo, mas apenas estilizar a taça e aplicar cores Nacionais parece ser uma solução pobre.
Acho que houve um retrocesso se compararmos todas as logos dos mundiais. Pessoalmente agrada-me mais a logo de 2010, muito bem resolvida e estilizada. Além da logo da copa da Africa, acho que as de 2002 e 2006 ficaram muito melhores o que a proposta brasileira, agora apresentada.










Pessoal, não podia deixar de compartilhar com vocês essa imagem abaixo:



Após à final do mundial, a FIFA apresentou no telão uma imagem agradecendo a Africa do Sul e convidando a ver-nos no Mundial do Brasil. A única questão é que os os funcionários da FIFA (que certamente não eram designers) cometeram um erro que talvez não tenha sido percebido por algumas pessoas. A marca do Mundial do Brasil aparece aplicada no fundo vermelho na sua configuração original. Erro grave! A marca parece ser dissolvida pelo fundo, a cor laranja quase desaparece, o azul sobre o vermelho é horrivel. E.... alguem viu nessa marca a escrita 2014 da logo??? Claro que não, é vermelha. Que coisa feia FIFA!!!


Então pessoal, o que vocês acharam??? Não deixem de comentar.



Abraços!!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Pelos vistos a moda pegou em todo o mundo eeheheheh

Tenho pena dos vencedores desses concursos. Coitados! Ficam expostos e são massacrados com toda violência

Com o logotipo da África do Sul também aconteceu a mesma coisa e também contou com uma petição online.

Ninguém quer perder e todos querem ganhar, só que apenas um sairá vencedor. São muitos interesses envolvidos

Gostei do logo. Clean.

A polémica parece ter uma história bastante semelhante à nossa? eheheh

1º Surgem as críticas dos concorrente: criticam a qualidade do logotipo e a forma como decorreu o processo do concurso.

Na segunda fase surge a campanha do bota abaixo e vão encontrar por aí alguns logótipos semelhantes para a acusação de plágio e tentativa de desacreditação e anulação do concurso.

Depois surgem uns experts na matéria que aproveitam a onda para a auto-promoção

eheheh

Hedy, vai dando mais informações sobre essa novela brasileira

Hedy Cardoso disse...

Prezado anonimo. Quanto ao clean, tu deves ter visto no texto onde eu disse que a Logo era bem resolvida, equilibrada, contraste interessante e ... "clean" mesmo. Mas para uma marca ser boa, não tem que ser apenas clean, o conceito atrás dela e a representatividade dela são elementos fundamentais. O Brasil é um país rico em cultura e diversidade. Isso poderia ser representado de uma forma bem diferente do que e taça do mundo. Até nas cores podemos ver algo de estranho, porque não o Azul presente na Bandeira nacional? A marca turistica do brasil mostra muito bem esse conceito (http://www.clickfozdoiguacu.com.br/static/image/midia/images/noticias/Embratur/marcaBR.jpg).
Acho que poderia ser melhor representada O mundial do Brasil.
Agora uma pergunta: achas que essa marca está ao mesmo nivel das de 2002, 2006 e 2010?
abraços

nuno de pina disse...

Olá Malta!
Não poderia deixar de comentar esta escolha por vários motivos. Primeiro porque sou designer, depois porque residi no Brasil durante quatro anos e também porque sou um amante incondicional do desporto rei.
À primeira vista, pode parecer uma peça um pouco nua em termos conceptuais, mas também devemos ter um olhar mais sereno sobre a questão. Eu não concordo quando se exige que a marca teria que transparecer a diversidade cultural do Brasil, que é realmente enorme. A organização de um mundial não tem que necessáriamente querer traçar o rosto ou os rostos de um país(proposta normalmente obrigatória para uma marca de um país). Um mundial é uma festa, uma celebração, e é uma festa do futebol. Eu quando vejo a imagem da taça não vejo uma simples taça. Vejo um povo, uma nação a abraçar uma modalidade, o futebol. Vejo nessa imagem a paixão que os brasileiros têm pelo futebol, a história vencedora que têm nessa competição e até vejo realmente as frustrações dos brasileiros quando não terminam um mundial a ver o seu capitão a levantar a taça.
Mas quero deixar claro que isto é simplesmente o meu olhar e sobretudo o meu sentir. As outras pessoas concerteza terão outros olhares.
Isto tudo para dizer que simpatizo com a escolha.

Abraço a todos

Nuno de Pina
Designer Gráfico

Anónimo disse...

Essas mães fazem-me lembrar algum outro logo que não me recordo agora. Por isso acho que peca pela originalidade e de certeza que irá surgir o logo original de onde foi plagiado a ideia. Não gostei. Gostei mais do papagaio arara do Brazil. Tinha mais a ver com o Brasil e com a cultura e com o povo brasileiro.

Allimagine disse...

Caro anónimo do primeiro post: não queira comparar alhos com bogalhos!!!!!!!!!!!!!

E os experts na matéria têm todo o direito de falar, criticar e elogiar qd bem lhes apetecer pq são experts na matéria. OBVIO!!!!!!!!!!!

quanto a mim (e acho que todos os designers que escreveram neste blog dando uma opinião fundamentada), não me considero uma expert na matéria (nesse tom irónico), mas sim alguém q está dentro do mundo do Design, que ama com uma paixao imensa aquilo q faz e que está sempre a aprender... criticanto (e argumentando), vendo bons trabalhos e vendo maus trabalhos tb aprendemos, crescemos e evoluímos, certo????

mas não é preciso ser nenhum expert pra dizer q a marca de cabo verde nao funciona e q esta do brasil (pode não estar perfeita) mas tem muita mais consistência!!! Até o meu vizinho do lado q tem a quarta classe consegue ver isso!

desculpe este tom agressivo, mas irrita-me q as pessoas gostem muito de opinar e meter veneno nas conversas sem se identificarem!!!!!!!!!!!!!
Sou contra mensuras, desde q uma pessoa dê a cara e se responsabilize por aquilo q defende e diga!
Hedy, não percebo pq aceitas estes comments nao identificados! É dar importância a quem não merece!

Pronto tá dito! LOLOLOLOLOL

Arpa Cartum disse...

Olá galera do Blog! Estou passando por aqui só para dar uma comentadinha sobre esta marca. Sou designer de produto, não tenho muito gabarito pra falar, mas acredito que toda opinião é válida... certo da compreensão de vocês... lá vou eu!
Primeiro acho que a idéia, a intenção, foi boa, algo meio voltado para a união, mas muito mal expressa. Até porque o termo “Futebol” vem de chutar a bola... rsrs... claramente com os pés, a não ser que estejam fazendo uma homenagem a nosso caro amigo Dieguito Maradona ,mas aqui no Brasil... eu duvido.
Outro fato que muito me estranha é a forma com que foram desenhadas as mãos, me passa uma idéia de desenho mal acabado, um erro de vetorização, gera um ruído desnecessário que chama a atenção e desvaloriza o conceito.
Outro perigo que corre esta marca é o de ironias quanto a corrupção política, uma infeliz característica nacional, afinal neste desenho aparece todo mundo “metendo a mão”. Perdoem-me a análise, mas sou fã de charges, e não posso deixar de apontar essa característica, pois sempre haverá suspeitas de governantes se aproveitando da situação para superfaturar obras... rsrsrs...Fazer o que?
Resumindo, queria opções de marcas melhores, acho que há designers brasileiros muito bons.

Hedy Cardoso disse...

Interessante teu comentário ALberto. Amigos para quem nao sabe Alberto é um colega meu da pos Graduação. Designer de produto e excelente illustrador. Visitem o blog Dele!
Quanto à corupção relacionada com a marca, o pessoal está dizendo que antes eles "metiam a mao" escondido.... agora resolveram fazer tudo isso em publico.... He He He.... de fato tem q se ter muito cuidado em elaborar margas que gerem com multiplas interpretações....

Anónimo disse...

BOMBA- LOGOMARCA DA COPA DO MUNDO DE 2014, PODE SER UM PLÁGIO!!!

http://jamirlima.blogspot.com/2010/07/logo-da-copa-2014-plagio.html

http://redenews-edu.blogspot.com/2010/07/bomba-logomarca-da-copa-do-mundo-de.html

http://www.copa2014.org.br/noticias/4649/LOGO+DE+2014+PODE+SER+PLAGIO+DO+SIMBOLO+DA+FEDERACAO+DE+BASQUETE.html

Enviar um comentário