sábado, 26 de junho de 2010

Marca Turística de Cabo Verde!!!

Como primeiro tema eu trago um assunto que desde o início deixou dúvidas quanto à transparência na forma como foi conduzida: Marca turística de Cabo Verde, aquela que será o ponto-chave na comunicação e promoção do turismo no nosso querido país. Logo no edital, disseram que o júri ainda estava por definir, o que deixa muitas dúvidas. O prazo da divulgação foi adiado 2 vezes o que não é coerente com concursos desse tipo.
Eu falo sim como designer gráfico mas principalmente como Cabo-verdiano indignado ao ver a Marca que "representa a cultura e a morabeza de Cabo Verde". Vamos directos ao ponto:
Aqui está a nossa marca.


Essa foi a marca escolhida perante 153 concorrentes, entre eles designers e arquitectos (!!!)
Eu não julgo ou critico o vencedor, mas sinceramente pelos quatro anos que estudei a faculdade de Design Gráfico, aprendi o suficiente para ter uma posição acerca da criação e gestão de marcas. Essa marca possui erros GRAVES de como deve ser uma marca. Erros de aplicação, coerência entre o logotipo e o símbolo, a variedade absurda de cores ( o que dificultará e muito a aplicação da marca em outros itens e nas versões negativa ou escala de cinza), fico com dúvidas se essa marca manterá legível numa aplicação reduzida (uma caneta por exemplo). O tipologia (letras) é formada a partir de uma fonte totalmente grotesca, em maiúsculas o que nao representa serenidade e hospitalidade, para contrariar, o símbolo é formado pela união das ilhas... Sinceramente acho que nao foi muito bem conseguida...
Prometo que em breve criarei um post exclusivamente dedicado à parte técnica de criação de marcas.
Convido a todos os designers a derem uma posição acerca do tema, também convido cabo-verdianos, e meus amigos brasileiros e portugueses a opinarem, para vermos se realmente essa marca comunica o que foi proposto no edital.
Pessoal, comentem, divulguem, vamos fazer com que as pessoas vejam o que está acontecendo, isso não pode continuar assim. Temos que reivindicar clareza nos concursos desse tipo.
atenciosamente


9 comentários:

Irina Carvalho disse...

Boas.
Não sendo uma designer, mas uma cabo-verdiana ferrenha acho que esta marca é colorida d+ (carnavalesco/folcrórico até), não me transmitiu nada e por isso não me identifico com a mesma, infelizmente. E comparando com a dos outros países deixa muito a desejar...

Anónimo disse...

sou designer ,concori tb para esse concurso fiz ate um logo parecido com esse mas nao tive coragem de continuar pq o logo nao estava como eu queria por isso desiste(DEVIDO AO PRAZO).se eu soubesse tinha enviado o meu que era parecido com esse ai e talvez ate tivesse ganho o concurso.porque o meu era feio mas esse ai esta pior ainda.
PAXENXA

Eduardo disse...

não sou designer, mas sou consumidor e uma marca que não seja cativante logo à primeira, tende muito a perder...

este logo não apela a nada, qual o "it factor" nisto? os outros concorrentes eram alunos do infantário? só pode? qualquer leigo do paint com ferramenta de texto, pintar e recortar faria melhor... não culpo a pessoa que o fez, mas sim aos juízes que o escolheram porque duvido que não houvesse coisa melhor
hoje reparei melhor na inversão da disposição das ilhas (não percebi)...

expliquem-me por favor

Ailton Gomes disse...

Boas pessoal,

Sinceramente, tou perplexo. Sou Designer Gráfico, também participei no concurso, numa de "vamos ver no quê que dá!?" pois já tinha perdido "esperanças" em concursos do género em CV. Quando não cumprem com os prazos de divulgação dos resultados (sem comunicar..., não é que tenha sido o caso deste), não divulgam sequer o logotipo vencedor aos concorrentes (antes da divulgação pública) ou então nalguns casos têm já um "vencedor pré-defenido", há sempre uma coisa que perturba o bom funcionamento do processo.

Quanto ao logotipo vencedor, sinto uma grande falta de conceito. Ainda estou a tentar perceber o porquê da existência, ordem e cores das supostas ilhas (confesso que numa rápida e primeira abordagem não percebi que das ilhas se tratavam) sem dúvida que viveria melhor sem os “símbolos” que mal se precebem, pois estes só atrapalham e causam ruído visual. A fonte (tipo de letra) escolhida é uma letra do tipo linear que composta em CAIXA ALTA (maiúsculas), condensada e sobreposta cria uma estrutura forte, rígida, pouco perceptível e que em nada identifica/simboliza as características do povo e do arquipélago. A utilização abusiva de cores, chama atenção, mas não sei até que ponto limita as aplicações (o caderno de normas terá que ser bastante convincente), talvez funcionasse melhor com um outro tratamento (um gradiente com multiply!?), o logotipo em si não transmite nada, não vejo um elemento gráfico identificativo coerente e justo, resumindo, está fraco.

Os logotipos não têm que necessáriamente ter um símbolo, as vezes conseguem-se boas soluções somente com o lettring (tipo de letra), mas isso como é obvio exige algum treino, experiência, conhecimento e sensibilidade.

Acrescento que os arquitectos não são designers, nem os designers arquitectos daí serem profissões, com formações distintas. Não é a primeira vez em CV que arquitectos ganham concursos de Design, isso tem muito que se lhe diga. Outra coisa que eu não percebo, é porque que em CV neste tipo de concursos canalizam sempre os prémios num único vencedor...!? Porque não um 1º, 2º e 3º lugar? Neste caso, seria justificável...
Acho que os concorrentes têm o direito de verem todas as propostas a concurso e posteriormente o público em geral.

Ailton

A.C.S. disse...

olá hedy,
não sou designer nem nada parecido,mas dou a minha opinião pessoal. Quando vi que esta foi a proposta vencedora para promover o nosso país pensei que fosse uma brincadeira, de mau gosto de certeza. não gostei de nada, nem as letras nem esses borrões que devem representar as nossas ilhas.não me revejo nessa marca. mas acho que aqueles que concorreram deviam de acordo com as regras do concurso pôr em causa a escolha, pq não consigo entender como conseguem justificar essa escolha.
junto a minha voz às vossas.

Anónimo disse...

alo edy .es terra dja stas bm de es cusas de padrinhagem pmd nu sta poi nos tu na vergonha ami n kata percebe txeu de designe mas ami logu kim odja kel marca la n pesna ma sta trataba de um super mercado onde ki bu ta cumpra batata,ku pipini ki sta na kel desenho paxenxa go nhos ki participa nhos manda boka ka nhos fika kalado pmd nhos ki tem kualidade ki ta fika na vergonha

Anónimo disse...

Meus caros...consultem este link http://logomarca-cv.blogspot.com/2010_07_01_archive.html (blog criado pelo vencedor da logomarca turística de CV) e tenham a ombridade de pedir as desculpas ao vencedor e de reconhecer, aqui, um trabalho profundo e de qualidade, que é este o caso!
Este logo representa, de facto, CV no seu todo (e não apenas Sol & Praia) e não com uma perspectiva REDUTORA e de EXCLUSÃO das potencialidades das outras ilhas!
Por outro lado, duvido que tenha havido, no Mundo inteiro, um processo tão democrático quanto foi este, ao se dar a possibilidade a TODOS OS NACIONAIS (residentes e na diáspora) de apresentarem propostas de logomarcas para o Turismo de CV...DUVIDO!!!!!!!
O logo tem MUITA FORÇA e a nível do "marchandising", o céu é o limite!
Bem hajam os promotores desta iniciativa (poderia ter sido encomendado a uma empresa estrangeira, como tem sido hábito em CV)!
Bem hajam os concorrentes!
Bem haja o vencedor - Rafael Fernandes!
Bem hajam os cabo-verdianos!

Hedy Cardoso disse...

Anónimo
Entrei no blog e já deixei meu comentario acerca da "Logomarca"
atenciosamente

Anónimo disse...

Ó Anonimo que concorda com a logomarca, eu pessoalmente não critico o vencedor mas aim quem escolheu!!! Explica-me lá o que sentes quando colocas esta "imagem de CV" ao lado da marca da TAP ou do Algarve??!! O que te parece? Não estou a dizer que foi plágio, mas porquê escolher entre tantas, que a principio parecem originais e diferentes e mais identicas áquilo que CV é, uma que se uma pessoa anda na rua, pelo menos em Portugal, e vê assim por breves segundos o que vem á cabeça é TAP ou Algarve?!?!? Tenham a santa paciência, já eu era contra essa marca antes de poder ver as outras concorrentes, agora nem se fala...Eu que gosto de me gabar por ser CVerdiano em todo o lado, vou continuar a faze-lo mas ESTA IMAGEM NÃO MOSTRO A NINGUÉM COMO A DO MEU PAÍS...quem devia escolher era o CVerdiano comum quem sabe por votação e não um juri desconhecido e que diz que já escolheu e não há mais nada a ser feito!!!palhaçada...CV continuará com a bela imagem criada por cada cidadão por onde anda e onde trabalha, mas não por esta coisa que querem alguns que seja á força...CV SEMPRE

Enviar um comentário